Inside The Character: Afro


Este artigo contém spoilers do anime Afro Samurai, portanto não leia a não ser que você já tenha assistido o anime inteiro. Partes do filme também são mencionadas, mas nenhum spoiler é revelado.

Hoje vou falar sobre Afro, protagonista de Afro Samurai. Um homem solitário cheio de ódio e agonia e um espadachim extremamente habilidoso que vive apenas por vingança.

No início Afro é apenas um pequeno menino de aparência inocente que experiencia a morte de seu pai, sendo decapitado bem na frente dele. Podemos ver o quão frio e agonizado ele se torna depois do que aconteceu, ele começa a carregar a cabeça decepada de seu pai até ser atacado por aqueles bandidos, no dojo ele não come e não, somente mais tarde com muita dificuldade ele volta a comer e começa a se conectar com os membros do dojo.


Ainda criança ele já começa a matar pessoas em busca de informação sobre a bandana de Número 2. Ele simplesmente corta a garganta de um homem adulto quando este não responde a pergunta dele sobre onde está o Número 2.

Devido a isso ele acaba apanhando de seu mestre que exige que ele desista de sua vingança, ele enfatiza que a vida do Número 2 é uma vida de carnificina e nada mais. No dojo, com o tempo Afro se torna feliz com seus amigos e seu mestre, que se tornaram sua família, mas nunca esquece de sua vingança, lá ele tem a perspectiva de uma vida pacífica tanto é que Jinno também o pede para viver com eles e esquecer de sua vingança. Mas apesar disso Afro segue firme em seu objetivo. Afro gosta muito de Jinno, mas sua vingança ainda é mais importante, ele está totalmente consumido pelo desejo de vingança, ele pode até saber que não é a coisa certa, mas mesmo assim não consegue simplesmente deixar suas emoções de lado. Afro gostava dos outros órfãos no dojo, tanto é que ele se recusa a lutar contra Jinno no início da luta e quando ele é jogado no chão ele fica pensando na antiga família que ele teve no dojo.

 
Podemos perceber o quão talentoso Afro é na luta com espadas desde muito jovem, quando adolescente enquanto ainda treinava no dojo, ele começou a matar assassinos para obter informação sobre o Número 2, quando Jinno aparece para ajudá-lo durante uma luta é Afro quem leva vantagem e mata a maioria deles. Apesar de que Jinno mais tarde evolui muito e luta contra Afro de igual para igual.

Eu não acho que possa ser dito que Afro é o herói na história, não há ninguém que se encaixe bem no perfil de herói em Afro Samurai. Seu único propósito é vingança e ele mata a todos em seu caminho sem dó nem piedade, sendo uma boa ou má pessoa, tendo bons ou maus motivos, ele só liga para vingança. Fato que fica ainda mais explícito no filme em que mostra pessoas que perderam entes queridos que foram vítimas de Afro. Uma mulher dizendo que ele matou o marido dela, um homem que perdeu o filho, outro que perdeu o irmão, todos falando dele como se ele fosse a pessoa mais cruel do mundo e para eles ele é. Pode-se dizer que ele é pior até mesmo que o antagonista da história, Justice cujo propósito era trazer paz ao mundo obtendo poder absoluto. E Afro é definitivamente pior que Jinno que queria apenas que ele desistisse de sua vingança e vivesse feliz com seu mestre e os outros do dojo. Mas Afro se prendeu a seu desejo por vingança e causou a morte de todos eles. Eu até sinto pena do Jinno. Durante o filme parece que ele começa a sentir remorso pelo que fez, esculpindo pequenas estátuas das pessoas que ele matou e quando ele é atacado por pessoas que buscam vingança pelos seus entes, Afro não chega a matar nenhum deles, apenas bate neles, se fosse antes ele teria despedaçado todo mundo.


Apesar de toda carnificina, Afro Samurai é um anime bem sentimental em alguns aspectos. Como dito por Justice no último episódio, Ninja-Ninja, o cara maluco de cabelo branco que está sempre acompanhando Afro, é amigo imaginário de Afro. Se agente prestar atenção é possível perceber muitos detalhes que nos fazem pensar se Ninja-Ninja está mesmo na história ou não, Ninja-Ninja não interage diretamente com ninguém além de Afro como se ele nem estivesse lá, ele aparece do nada depois que todos no dojo de Afro morrem e Jinno cai do precipício e Afro pensa que ele está morto, logo depois que Afro está completamente sozinho, quando Afro e Jinno estão lutando Afro diz para Ninja-Ninja que estava discutindo com ele sobre estar em desvantagem contra Jinno que tinha duas espadas“a força do ataque é duas vezes mais forte quando se usa as duas mãos” e Jinno acha que Afro está falando com ele, e até mesmo depois de Jinno ter “matado” Ninja-Ninja, ele aparece no filme, que é a continuação da série, como se nada tivesse acontecido. Ninja-Ninja é alguém que Afro criou em sua mente (provavelmente inconscientemente) para lidar com sua solidão, seu desejo por vingança é tão forte que ele se isolou completamente e Ninja-Ninja suprime esse sentimento de solidão, de carência que ele sente. Afro quer vingança acima de tudo ele deixa tudo de lado para isso, todas as suas ações são feitas com este propósito, mas sua necessidade por um amigo, por uma pessoa que esteja do seu lado não é algo que seu “eu” possa deixar de lado, de fato, não é algo que nenhum humano possa deixar de lado. Ter um amigo imaginário pode parecer algo infantil, mas a necessidade de companheirismo é algo presente em todos os seres humanos e não é algo sobre o qual ele tem controle, esta é a maneira que a sua mente encontrou para lidar com sua solidão, este é provavelmente o mais profundo e complexo aspecto de Afro. Isso não é infantil, é apenas humano. Ninja-Ninja é o lado alegre de Afro. Uma coisa interessante é que ambos Afro e Ninja-Ninja são dublados por Samuel L. Jackson, acho perfeito que ambos tenham o mesmo dublador já que ambos são essencialmente a mesma pessoa. A voz de Ninja-Ninja é a voz dentro da cabeça de Afro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário